Blog

CONHECENDO A EDISCA

Em algum momento de nossas vidas, normalmente quando criança, sempre nos baterá à porta a seguinte pergunta: o que vou ser quando crescer? Certamente, a infância é a idade onde nascem os sonhos, o desejo de realizá-los, nasce um sorriso sincero,esperança, nasce o brilho no olhar.

Baseados nisso e no desejo inquietante de uma bailarina, que brilhou em palcos internacionais de transformar vidas de crianças e adolescentes as quais se viam diante da imensa desigualdade social que havia na cidade de Fortaleza e que os condenava a um futuro sem possibilidades de desenvolver plenamente suas potencialidades, Dora Andrade, em 1991 fundou a EDISCA, que através da dança , dava seus primeiros passos numa árdua caminhada em prol da educação e da formação e desenvolvimento humano.

EDISCA é uma sigla que significa Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente, em sumo é a realização de sonhos, a transformação de vidas através da arte.
A EDISCA atende atualmente cerca 300 alunos em situação de vulnerabilidade social, de diversas comunidades carentes da cidade de Fortaleza.

“A grande missão da EDISCA não é formar bailarinos. É formar pessoas[…]”, e que estas sejam
cidadãos com valores éticos e morais, capazes de desenvolvê-los e aperfeiçoá-los no mundo contemporâneo. Certamente essa missão vem sendo cumprida, e com louvor principalmente graças aos inúmeros parceiros e amigos. Uma dessas muitas parcerias, visa o financiamento de bolsas de estudos para os educandos, além dos incontáveis alunos da EDISCA que ingressaram na Universidade.

A EDISCA é premiada no Brasil e internacionalmente, pelos trabalhos desenvolvidos por ela a
décadas, com os prêmios: Prêmio Abrinq pelos Direitos da Criança – 1997; “Bem Feitor da Criança da Cidade” 1997 – Prefeitura Municipal de Fortaleza; UNESCO “Juventude e Cidadania”- 1999;Prêmio Itaú UNICEF – 1999 ;“Medalha da Abolição”- 1999; “Sereia de Ouro”- Sistema Verdes Mares de Comunicação 2000;Prêmio Perfil Gestor 2010 na categoria Responsabilidade Socioambiental; Banco do Brasil de Tecnologias Sociais; Fortalecimento do Ensino Formal (certificado em 2001) e “A Vida é Feminina” (certificado em 2009). Na dança a EDISCA é Premiada com:Prêmio FUNARTE 97 – “Melhor Coreografia Nacional”;Prêmio Brasil Social 2010 na categoria Arte e Cultura, além de seus 13 belos espetáculos que surpreendem a cada estreia., juntos já alcançaram a marca de público de 255 mil espectadores. O último destes foi o balé PAIDEIA, que estava em cartaz de 09 a 12 de maio, no palco mais tradicional do Ceará, o Theatro José de Alencar. Os bailarinos da EDISCA já dançaram no exterior em países como EUA, França, Alemanha e Áustria, no Brasil:Fortaleza, Ilhéus, Brasília, Campina Grande, Recife, Sobral,Juazeiro do Norte,São José dos Campos, Rio de Janeiro e São Paulo.

A escola ainda dispõe de uma ampla biblioteca com obras nacionais e internacionais. Grupos de convivência com rodas de conversas e debates de temas variados, a brinquedoteca possibilita a criação de espaços lúdicos, educativos e gradáveis. Existe o programa de fortalecimento do ensino formal com aulas regulares para os educandos. O programa de saúde da EDISCA é abrangente, atende inclusive a família dos alunos, dispondo de médica pediatra e auxiliar de enfermagem, além das frequentes campanhas de vacinação, exames hematológicos em parceria com a Secretaria de Saúde, que visam prevenir e combater doenças com o devido acompanhamento, e se necessário o encaminhamento a um médico especializado,além dos frequentes exames biométricos realizados em todos os alunos, pretendem detectar problemas tais como diabetes e/ ou altos níveis de colesterol. Considera-se necessário uma alimentação de qualidade balanceada e fiscalizada junto a uma nutricionista. É disponibilizado a passagem de ônibus para todos os alunos, já que esses muitas vezes moram longe da sede, e que isso não seja um empecilho. A famílias têm a oportunidade de desenvolver atividades profissionalizantes ,no projeto “A vida é feminina” além de participar na inclusão de crianças e adolescentes pelo acesso a direitos e grupos de convivência.

Durante esses 22 anos é elogiável o trabalho desenvolvido por essa instituição que já mudou a triste realidade de 2 mil de crianças e jovens, além de 300 que estão nesse processo atualmente.Ser o sujeito de suas próprias vidas. Esse é o legado passado para os alunos, da escola de dança, a escola de oportunidades, escola de formação e desenvolvimento humano, a escola pra vida… ou tão somente EDISCA.

Por Mateus Mesquita (Aluno)

Comentários

  • 14 de outubro de 2014
    reply

    victora

    e de graça ?

Deixar um comentário