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Relatório de Atividades – 2014.

 

2014 foi um ano bastante movimentado. Os desafios relacionados à sustentabilidade continuaram mês a mês, mas os esforços tanto da gestão quanto da equipe, que se esmerou em dar o seu melhor com o mínimo de recursos possíveis, prezando pela qualidade dos programas e em busca dos melhores resultados para os educandos, valeram a pena.

Tivemos um ano muito produtivo, embora entrecortado pelo grande evento Copa do Mundo, que nos fez alterar o calendário escolar, mas aproveitamos também o gancho e realizamos no teatro da Edisca uma temporada do balé Duas Estações, encenado por um novo elenco, lotando todas as sessões e honrado com a presença e aplausos entusiasmados de representantes do Ministério da Cultura.

Mas esta não foi a única temporada realizada em 2014, antecedeu a ela a reestreia do balé Só no teatro da Caixa Cultural em Fortaleza no mês de abril. O sucesso foi tanto que esgotamos os ingressos no segundo dia de vendas. Diante da grande procura, realizamos duas sessões extra. Todos as sessões tiveram casa cheia. Com esta experiência, inscrevemos novo projeto no edital 2015 e fomos selecionados. Desta vez o espetáculo a ser encenado no teatro da Caixa Cultural em 2015 será o Sagrada, em dois finais de semana de abril.

Além destas temporadas, com 6 sessões cada, apresentamos nossos balés em outros eventos que incluíram a Edisca em suas programações, foram 13 participações o que, somando às nossas temporadas próprias, totalizaram 25 apresentações de nossos espetáculos.

Realizamos quatro processos seletivos, dando entrada a 123 crianças e adolescentes de 5 a 12 anos, de comunidades de baixa renda de Fortaleza. Nossa escola ficou inundada de risadas infantis, os corredores, os jardins, todos os ambientes ficaram mais coloridos com a presença de crianças tão novinhas, posto que nunca havíamos dado entrada de alunos na faixa de 5 a 6 anos. A novidade alegrou os profissionais, mas também impôs desafios. Tivemos que criar uma nova estratégia para o programa de Fortalecimento do Ensino Formal, abrindo 3 turmas de alfabetização com metodologias mais lúdicas e criativas, direcionadas para nossas pequenas. Os conteúdos trabalhados nos grupos de convivência também foram revistos, incorporando contação de fábulas e exibição de filmes infantis.

O programa formativo em dança teve sua grade formativa ampliada, com a introdução de aulas teóricas de anatomia e história da Dança em todas as turmas, diferenciando a metodologia a depender da faixa etária e do educador, que teve liberdade na elaboração de seu material de acordo com seu conhecimento e experiência.

Com o fim de fortalecer a formação dos educandos como bailarinos, permitir a vivência com o estilo de dança da EDISCA, e facilitar a aprendizagem para o caso de ingresso no corpo de baile, as turmas intensivas passaram a ter aulas de repertório de balés institucionais. Escolhemos, inicialmente, um trecho do espetáculo “Mobilis”, onde se é possível dançar meninos mais velhos e mais novos, abrangendo, desta forma, todos os integrantes das turmas intensivas, diversos em altura e idade. O processo é sempre intenso e de muita exigência, para que eles consigam executar da mesma forma como é feito na coreografia original, por isso reservamos um mês para aprender toda a coreografia, a ensaiamos ao longo dos meses de outubro e novembro e apresentamos em dezembro, na aula pública, para toda a comunidade educativa.

As atividades desenvolvidas no programa de Fortalecimento do Ensino Formal continuam a melhorar o aprendizado dos conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática dando atenção a planos de aulas que facilitem e ampliem o aprendizado, incentivando e criando oportunidades educativas que trabalhem a comparação, a discussão e a construção de opiniões independentes.

A avaliação de desempenho dos educandos veteranos ao final do ano nos mostra um excelente desempenho em Matemática, com o Projeto de Matemática, sendo este o melhor resultado em todo o ano de 2014. Encerramos as atividades com 66,67% dos educandos com notas acima da média nesta disciplina e como 72,62% em Língua Portuguesa; tudo isso, levando em conta o modelo avaliativo continuado, ou seja, os educandos receberam notas em cada aula que fizeram, considerando os critérios de frequência, participação e desempenho. Acreditamos que este modelo é mais justo, ao tentar avaliar de forma mais completa o aprendizado dos educandos.

Nossos educandos novatos também obtiveram bons resultados no Projeto de Matemática chegando a 65,28% de educandos acima da média, tendo um bom salto qualitativo se comparado ao semestre anterior, em que obtiveram 29,60% de educandos acima da média. Os mesmos se mostraram participativos e animados com o primeiro Projeto de Matemática que realizaram na escola.

Já em Língua Portuguesa, metade alcançou a média (50%) e a outra metade dos educandos permaneceu abaixo desta. O principal motivo desta queda de rendimento é a significativa quantidade de faltas dos mesmos ao longo do bimestre.

Em 2014, também estreitamos o relacionamento com as escolas públicas onde estudam nossos educandos, com o objetivo de realizarmos um acompanhamento conjunto do desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes, trocando informações e experiências no ato do educar. Os educadores do programa de Fortalecimento do Ensino Formal visitaram duas escolas públicas, e se encontraram com os professores no dia reservado ao planejamento das aulas. Esses primeiros encontros foram importantes para o entendimento in loco do funcionamento e realidade das escolas, seus desafios e os dos educandos.

Continuamos com as parcerias com a rede privada de ensino, são sete escolas parceiras e 42 educandos beneficiados com bolsa integral de estudos. O resultado não poderia ser mais compensador, 97% de promoção de série.

O programa de saúde da EDISCA, que foi criado em 1998, está em processo de reformulação política e metodológica. No que se refere ao atendimento de especialidades no SUS, até 2008, a parceria com as secretarias de saúde do Estado e/ou município facilitava o acesso direto dos nossos educandos aos atendimentos nas especialidades médicas, sem necessariamente ter que passar pelos postos de saúde. Atualmente, as famílias buscam diretamente o atendimento na rede pública. Diante desse desafio, passamos a investir na prevenção de patologias e na educação para a saúde, bem como em informações para o acesso a esse Direito.

Promoveremos o Direito à saúde dos educandos realizando campanhas para a prevenção de patologias, procedimentos ambulatoriais de enfermagem, grupos de educação para a saúde com temas relacionados ao autocuidado e prevenção de doenças e palestras para familiares.  Além dessas ações de atendimento direto, realizaremos o monitoramento dos indicadores de saúde geral e reprodutiva levantados em avaliação geral todo início de ano. As principais campanhas deste ano foram a H1N1 e os exames hematológicos, que envolveram a totalidade de nossos educandos.

Iniciamos uma nova parceria para atendimento odontológico com a empresa EIM Instalações Industriais. Inicialmente foi realizado um exame de triagem para identificar os educandos que precisam de algum tratamento odontológico, posteriormente eles foram divididos em dois grupos por idades e procedimentos a serem realizados. Foram 100 educandos beneficiados neste primeiro momento, destes 53 concluíram o tratamento, os demais, somados a mais 50 educandos, terão acompanhamento em 2015.

No CD que acompanha este encarte, se encontram os detalhamentos destas ações, assim como de outras de igual importância, além de imagens de nossos programas e atividades.

 

Desejamos um excelente passeio pelo nosso ano! Boa leitura!

 

Dora Andrade

Diretora Geral

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